26 dezembro 2014

Pega na mentira

Após ler matéria abaixo, publicada no Brasil247, comecei a achar estranho o fato de que este tipo de detecção não seja feita para a voz da Graça Foster (presidente da Petrobrás), envolvidos no caso e todos os que detêm cargos públicos, independentemente de serem do PSDB, PT ou quaisquer outros partidos.
Que fique claro que é tradição os grandes políticos querer tirar da reta e contra atacarem com o apoio de grandes mídias que “levam” nosso dinheiro em contratos de publicidade milionários, ou seja, uma TV ganha a concessão de uma nossa e nós, pobres mortais pagamos para assistir uma programação esdrúxula, como se fosse gratuita, como é propagado por todas as empresas de rádio e TV do grupo.
Mentira... Mentira... Mentira
(Amorim Sangue Novo)


“Perito atesta: Vanina mentiu muito à Globo

Uma empresa especializada em tecnologia de análise de voz detectou, sobre a entrevista concedida pela ex-gerente da Petrobras Venina Velosa da Fonseca ao Fantástico, no último domingo 21, que ela mentiu muito à TV Globo. Responsável pela perícia, a companhia Truster Brasil constatou, em vários momentos da fala de Venina, sentimentos como "tensão extrema", "stress", "tensão alta" e conclusões como "imprecisão" e "alto risco".
O relatório sobre a entrevista em que a ex-gerente da Petrobras reafirmou ter relatado a vários diretores da Petrobras, inclusive à presidente, Graça Foster, sobre irregularidades em processos internos da empresa, aponta conclusões, por exemplo, de que ela "não está sendo verdadeira" em diversos momentos de seu relato à repórter Glória Maria, que durou 27 minutos do programa.
O documento ao qual o Brasil 247 teve acesso é assinado pelo "perito em veracidade" Mauro J. Nadvorny, que aponta que a ex-gerente da Petrobras "não está sendo verdadeira quando afirma que vem fazendo denúncias desde 2008" e também "quando afirma que constatou vários tipos de irregularidades". De acordo com o especialista, ela está sendo verdadeira quando diz que todos os e-mails citados já foram publicados, mas não sobre o fato de ter entregue documentação adicional sobre o caso ao Ministério Público.
Outra conclusão é de que Venina Velosa da Fonseca "não está sendo verdadeira quando afirma que informou as irregularidades a vários diretores como Graça Foster e não tem certeza de que informou a todas as pessoas que poderiam fazer alguma coisa para combater aquele processo que estava se instalando na empresa".
De acordo com o perito, Venina é verdadeira, sim, quando diz que se encontrou com Graça Foster, mas não quando informa "que teria discutido com ela o 'assunto' e que posteriormente ela teve acesso às irregularidades na diretoria executiva". Nesse momento da fala, aponta a perícia, ela comete um "ato falho": ela "provavelmente" discutiu com a presidente da Petrobras "diversos assuntos, mas não especificamente o assunto sobre irregularidades, ou não da maneira como tenta dar a entender".
Um momento polêmico relatado por Venina foi quando Paulo Roberto Costa, então seu superior na estatal do petróleo, apontou, em sua sala, quando estavam só os dois, para um quadro do ex-presidente Lula e perguntou: "você quer derrubar todo mundo?". A pergunta teria sido feita quando ela delatou irregularidades na Petrobras, de acordo com Venina. Segundo o programa de análise de voz, no entanto, a ex-gerente também não foi verdadeira neste momento.
O perito conclui que Venina "não foi verdadeira ao tentar envolver algumas pessoas em sua denúncia, o que acaba sendo uma cortina de fumaça para o que realmente seria importante" e "de uma certa forma", para o especialista, Venina "parece estar buscando uma vingança e não fazer justiça em nome dos funcionários da Petrobras". ”