sexta-feira, 3 de março de 2017

Curso de medicina em Dracena - Veja edital

Foto ilustrativa

Inscrições para o curso de medicina da Fundec será até 13 de março de 2017

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR Nº 01/2017 FUNDEC/FACULDADES DE DRACENA MEDICINA ABERTURA DE INSCRIÇÕES
Dispõe sobre normas para realização do Vestibular de Medicina das Faculdades de Dracena, mantida pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura – FUNDEC e dá outras providências. O Diretor Executivo da Fundação Dracenense de Educação e Cultura – FUNDEC, Edson Hissatomi Kai, ad referendum do Conselho de Curadores, no uso de suas atribuições legais, faz saber através do presente Edital, que estão abertas as inscrições do Vestibular para ingresso no 1º semestre de 2017. 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. O Vestibular estará aberto ao candidato: 1.1.1. portador de Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; 1.1.2. que estiver cursando o Ensino Médio ou equivalente; 1.1.3. portador de diploma de Curso Superior. 1.2. A realização do Vestibular estará a cargo e sob a responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Unesp − Vunesp. 2. DAS VAGAS 2.1. Serão oferecidas 66 (sessenta e seis) vagas, de período integral. 3. DAS INSCRIÇÕES 3.1. As inscrições para o Vestibular 2017 serão feitas exclusivamente pela Internet através do Portal da Fundação Vunesp www.vunesp.com.br, das 10 horas de 24 de fevereiro até as 16 horas de 13 de março (horário de Brasília), mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa de R$ 400,00 (quatrocentos reais), por meio de boleto bancário. 3.2. Não serão aceitas inscrições por e-mail, via postal, telefone, FAX ou por qualquer outro meio não especificado. 2 3.3. Cada candidato poderá efetivar apenas uma inscrição. Havendo mais de uma, prevalecerá a última (protocolo numericamente maior). 3.4. O pagamento da taxa deverá ser efetuado exclusivamente por meio do boleto bancário emitido no ato da inscrição, impreterivelmente até a data de vencimento impressa no mesmo. Não serão concedidas isenções de taxa de inscrição e/ou dilações de prazo de vencimento. 3.5. A não compensação de cheque utilizado para pagamento da taxa de inscrição ou qualquer outro tipo de extravio implicará no cancelamento da mesma e a consequente eliminação do candidato do presente Vestibular. 3.6. Não haverá, sob nenhuma hipótese, devolução da taxa de inscrição e a mesma terá validade exclusiva para o Vestibular de que trata este edital. 3.7. Candidatos com deficiência ou com mobilidade reduzida, que necessitarem de atendimento específico deverão, além de se inscrever pela internet e declarar a sua necessidade na ficha de inscrição, encaminhar à Fundação VUNESP, exclusivamente via Sedex, estritamente no período das inscrições, laudo emitido por especialista devidamente preenchido, assinado e carimbado pelo médico, que descreva com precisão a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID, bem como as condições necessárias para a realização das provas. 3.7.1. Havendo necessidade de provas em tamanho ampliado, o candidato deverá indicar o grau de ampliação. 3.7.2. As provas são impressas em cores, portanto, o candidato daltônico, ou seja, que tenha falta de sensibilidade de percepção de determinadas cores deverá, também, seguir os mesmos procedimentos iniciais. 3.7.3. O atendimento ficará sujeito à razoabilidade do pedido e à análise de viabilidade operacional. 3.7.4. O endereço da VUNESP para o envio é Rua Dona Germaine Burchard, 515 - Água Branca/Perdizes, São Paulo, SP, CEP 05002-062, devendo estar anotados, no envelope, os dizeres: Vestibular FUNDEC 2017 (Provas Especiais). A ausência dessas informações implica aceitação pelo candidato de realizar as provas em condições idênticas à dos demais candidatos, sem direito a recurso. 3 3.8. A não integralização dos procedimentos de inscrição que envolvem o preenchimento correto da ficha de inscrição, seu envio através da Internet, a impressão do boleto bancário e o seu pagamento até a data do vencimento ou qualquer outro tipo de extravio implicará no cancelamento da inscrição e a consequente eliminação do candidato do presente Vestibular. 3.9. A inscrição, em qualquer dos casos, somente será efetivada após a confirmação, pelo banco, do pagamento do boleto referente à taxa de inscrição. 3.10. Informações inverídicas, mesmo que detectadas após a realização do exame, acarretarão a eliminação do candidato no Vestibular, importando em anulação da inscrição e dos demais atos praticados pelo candidato, conforme previsto no artigo 4º da Lei Estadual nº 12.782, 20 de dezembro de 2007. 3.11. O candidato é inteiramente responsável pelos dados e opções registrados eletronicamente no ato de inscrição. 3.12. A inscrição implica o reconhecimento e a aceitação pelo candidato das condições totais previstas neste Edital do Processo Seletivo. 3.13. Candidatos TREINEIROS - O candidato que objetiva adquirir experiência, porque não concluiu o Ensino Médio ou não concluirá durante a vigência deste Edital, portanto sem intenção de matrícula, deverá: 3.13.1. Selecionar a opção de “TREINEIRO” na ficha de inscrição. 3.14. O candidato que NÃO tenha completado o ensino médio em 2016, e/ou que tenha efetuado a inscrição como TREINEIRO, NÃO terá direito à matrícula, qualquer que seja a pontuação ou a classificação no Vestibular. 4. DA EFETIVAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E CONVOCAÇÃO DAS PROVAS 4.1. O candidato poderá obter a confirmação sobre a efetivação de sua inscrição no portal da Fundação Vunesp - www.vunesp.com.br – no link “status das inscrições“, depois de 2 dias úteis após o pagamento do boleto bancário. Caso constate algum problema, deverá contatar o Disque Vunesp, de segunda a sábado, das 08 às 20 horas, pelo telefone (11) 3874-6300. 4.2. Serão admitidos, para realização da prova, exclusivamente os candidatos com inscrições integralmente efetivadas. 4 4.3. Não haverá remessa postal ou eletrônica de quaisquer documentos comprobatórios de efetivação de inscrições, horários e locais de provas, sendo de integral responsabilidade dos candidatos a obtenção destas informações no site da Fundação Vunesp. 4.4. Os candidatos deverão consultar a data, a hora, o local e a sala de realização das provas no Portal da Fundação Vunesp - www.vunesp.com.br – no link “Local de prova“, a partir de 20.03.2017. Informações também poderão ser obtidas pela Central de Teleatendimento – DISQUE VUNESP (11 3874-6300), das 8 às 20 horas, de segunda a sábado, exceto feriados. 4.5. O candidato fará as provas na cidade de DRACENA - SP. 5. DAS PROVAS E DE SUA APLICAÇÃO 5.1. O Vestibular 2017 será realizado em uma única fase, constituído de Prova I: composta por 08 questões discursivas, distribuídas entre os conteúdos de química (04) e biologia (04); Prova II: composta por 40 questões objetivas, com 05 alternativas cada, distribuídas entre os conteúdos de língua portuguesa (10), matemática (10), geografia (05), história (05), língua inglesa (05) e física (05); e uma redação, com data prevista para realização em 26 de março de 2017, no horário das 08hs às 13hs. 5.2. Os candidatos, quando da realização das provas, deverão observar as seguintes instruções: 5.2.1. não portar material de consulta, calculadoras ou similares, relógios digitais ou analógicos, telefones celulares ou aparelhos similares. Quem portar qualquer desses objetos, deverá, obrigatoriamente, mantê-los no chão ao lado da carteira, devidamente lacrados pelo fiscal de sala. A Vunesp não se responsabilizará por perdas ou extravios ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles surgidos. 5.2.2. não incorrer em comportamento indevido ou descortês para com qualquer dos aplicadores, auxiliares ou autoridades. 5.2.3. os candidatos deverão utilizar caneta esferográfica de corpo transparente de tinta na cor azul ou preta, lápis e borracha para a realização das provas. 5.2.4. Os campos reservados para as respostas definitivas da prova dissertativa serão os únicos válidos para a avaliação das questões. Os campos reservados para rascunho são de preenchimento facultativo e não serão considerados para avaliação. 5.2.5. O candidato deverá observar, atentamente, os termos das instruções contidas na capa do caderno de prova, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento. 5 6. DOCUMENTOS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS 6.1. Os candidatos deverão comparecer com antecedência mínima de uma hora em relação ao horário de início de aplicação e exibir original de um dos seguintes documentos de identificação: Cédula de Identidade (RG), Carteira de Órgão ou Conselho de Classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação, expedida nos termos da Lei Federal nº 9.503/97, Passaporte, Carteiras de Identidade expedidas pelas Forças Armadas, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. 6.2. Somente serão admitidos na sala ou local de prova os candidatos que apresentarem um dos documentos citados desde que permita, com clareza, a sua identificação. 6.2.1. Não serão aceitos documentos expedidos na infância que não permita identificar a assinatura e a foto do candidato. 7. ELIMINAÇÃO DOS CANDIDATOS 7.1. Será considerado ausente e eliminado do Vestibular, o candidato que apresentar protocolo, cópia dos documentos, ainda que autenticada, ou quaisquer outros documentos não citados, inclusive carteira funcional de ordem pública ou privada. 7.2. Os portões serão fechados às 08 horas e não será permitido o ingresso de candidatos após o fechamento. 7.3. Serão automaticamente desclassificados, os candidatos que não comparecerem à prova, no dia, horário e local, determinados pela convocação. 7.4. O tempo mínimo de permanência na sala de provas será de 3h45min contados a partir do início da mesma. Os candidatos não poderão se ausentar das salas de prova portando os cadernos de questões, as folhas de respostas e de redação e os cadernos de respostas da prova dissertativa. 7.5. Não haverá substituição da folha de respostas e de redação e dos cadernos de resposta da prova dissertativa, mesmo em casos de erros de transcrição e/ou rasuras pelos candidatos. 7.6. Será eliminado do processo seletivo, o candidato que durante a realização das provas: 7.6.1. Incorrer em comportamento indevido, desrespeito verbal ou agressões contra fiscais de sala ou pessoal de apoio. 7.6.2. For surpreendido em qualquer tipo de comunicação e/ou realizar trocas ou empréstimos de materiais de qualquer natureza com outros candidatos. 6 7.6.3. For surpreendido durante a prova com algum dos objetos a seguir indicados fora das embalagens plásticas distribuídas pelos fiscais: reprodutor de áudio de qualquer natureza, telefones celulares ou quaisquer outros meios de comunicação, tablets, calculadoras, livros, impressos e anotações, bem como relógio, tanto nas salas de prova quanto em corredores e sanitários. 8. DA SEGURANÇA DO PROCESSO SELETIVO 8.1. Visando garantir a segurança do processo, a Fundação Vunesp poderá realizar a coleta das impressões digitais e a filmagem dos candidatos durante a realização das provas. 9. DOS CRITÉRIOS PARA CÁLCULO DAS NOTAS E DA NOTA FINAL 9.1. A prova é composta por questões discursivas, questões objetivas e uma redação. A tabela indica os componentes da prova e seus respectivos valores: 9.2. Prova I (discursiva): a nota da prova será obtida pelo número de respostas certas, observandose o valor de cada questão. Cada questão valerá 4 (quatro) pontos e a nota máxima da prova será de 32 (trinta e dois) pontos. 9.3. Prova II (objetiva): a nota da prova será obtida pelo número de respostas certas, observando-se o valor de cada questão. Cada questão valerá 1 (um) ponto e a nota máxima da prova será de 40 (quarenta) pontos. 9.4. Redação: a nota máxima da redação será de 28 (vinte e oito) pontos. 7 9.5. Nota Final Total: a nota final será a somatória da nota da Prova I (discursiva), da Prova II (objetiva) e da redação. A pontuação total máxima das provas será de 100 (cem) pontos. 9.6. Em nenhuma hipótese haverá vista, revisão ou outra oportunidade para a realização destas provas. 10. DA CLASSIFICAÇÃO 10.1. Obterão notas finais para efeito de classificação, os candidatos que tenham realizado todas as provas e: 10.1.1. não obtiver nota zero em nenhum dos componentes da Prova I; 10.1.2. não obtiver nota zero em nenhum dos componentes da Prova II; 10.1.3. não zerar na Redação. 10.2. Em casos de empate, prevalecerá para efeito de classificação o candidato que, na ordem: a) obtiver maior nota na Prova I (química e biologia); b) obtiver maior nota na Redação; c) Persistindo o empate, prevalecerá como critério de desempate, a ordem decrescente de idade. 10.3. Não haverá revisão, nem vista de provas. 10.4. O preenchimento das vagas oferecidas obedecerá à ordem de classificação final dos candidatos. 11. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E CONVOCAÇÕES PARA MATRÍCULA 11.1. O resultado e as convocações para matrícula serão publicados no endereço www.vunesp.com.br. 12. CALENDÁRIO DE CONVOCAÇÃO E MATRÍCULA 12.1. O candidato deverá seguir rigorosamente as datas a seguir: 11/04/2017 Divulgação da lista geral de classificação 12 a 15/04/2017 Matrícula (1ª lista) – das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30 8 17/04/2017 – após 14h Divulgação da segunda lista de convocados 18 a 20/04/2017 Matrícula (2ª lista) – das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30 12.2. Persistindo vagas, novas chamadas poderão ser feitas, mediante publicação de listas divulgadas na internet, nos endereços www.vunesp.com.br e www.fundec.edu.br/unifadra/vestibularmedicina 12.3. O não comparecimento nas datas e horários fixados redundará na perda da vaga, ficando o candidato excluído de qualquer convocação posterior. 13. DAS MATRÍCULAS 13.1. A matrícula dos convocados deverá ser realizada nas Faculdades de Dracena da Fundação Dracenense de Educação e Cultura - FUNDEC, pela Secretaria Geral, sediada na Rua Bahia, 332 – Bairro Metrópole – Dracena/SP, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30, nas datas indicadas no item anterior. 14. DOS DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA 14.1. Para a matrícula dos candidatos convocados, será necessário: 14.1.1. Duas fotos 3x4 recentes e cópia autenticada em cartório ou uma cópia acompanhada dos originais de cada um dos seguintes documentos; 14.1.2. Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; 14.1.3. Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente; 14.1.4. Certidão de Nascimento ou Casamento; 14.1.5. Cédula de Identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro (que comprove sua condição temporária ou permanente no país) ou protocolo atualizado do RNE; 14.1.6. Título de Eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos; 14.1.7. Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou protocolo de solicitação; 9 14.1.8. Certificado que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino; 14.1.9. Efetuar o pagamento referente à 1ª parcela de mensalidade da semestralidade vigente e assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais; 14.1.10. Em nenhuma hipótese será aceita matrícula condicional ou com a falta dos documentos exigidos no item 14 e seus subitens. 14.2. A matrícula poderá ser feita por procuração, com firma reconhecida em cartório, na seguinte conformidade: 14.2.1. Por instrumento particular, se o outorgante for maior de 18 anos. 14.2.2. Por instrumento público e com assistência de um dos genitores ou do responsável legal, se o outorgante for menor de 18 anos. 14.3. É expressamente vedada permuta de vagas entre candidatos classificados. 14.4. Ingressantes que pretendam solicitar aproveitamento de estudos superiores já realizados deverão procurar a Secretaria Geral para se informar sobre os procedimentos. 14.5. Em conformidade com o artigo 2º da Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, fica expressamente proibido uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, no curso de graduação, duas vagas, no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma instituição pública de Ensino Superior em todo o território nacional. 14.6. ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº 10.861/2004, o candidato deverá estar ciente de que o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de Graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar e diploma. 15. ESTUDOS REALIZADOS NO EXTERIOR 15.1. O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar parecer de equivalência de estudos da Secretaria de Educação. 15.2. Os documentos em língua estrangeira deverão estar vistados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial. 10 16. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 16.1. A inscrição no presente Vestibular implica no conhecimento e na aceitação irrestritos pelos candidatos, das normas e exigências do processo, descritas nesse edital, sem direito a compensações na ocorrência de anulação ou cancelamento de inscrições, eliminação do Vestibular, não convocação para matrícula por esgotamento das vagas regulamentadas ou inobservância dos ditames e prazos fixados. 16.2. A Fundação Vunesp e a Fundação Dracenense de Educação e Cultura – FUNDEC divulgarão, sempre que necessário, avisos oficiais e normas complementares através de seus portais. 16.3. Toda a documentação referente ao Vestibular permanecerá arquivada pela Fundação Vunesp pelo prazo 6 (seis) meses a partir da data da publicação dos resultados, sendo posteriormente inutilizados. 16.4. Além dos motivos para eliminação do vestibular já citados, constituem motivos adicionais para eliminação, sem direito a recurso: 16.4.1. A recusa, por parte do candidato, em entregar o caderno de questões e/ou a folha de respostas e/ou a folhade Redação e/ou o caderno de resposta, após a conclusão das provas ou após a finalização do tempo destinado à sua realização. 16.4.2. Ser surpreendido, nas dependências no local de aplicação, portando qualquer tipo de armamento de fogo, mesmo sem munição, fogos de artifício ou armas brancas. 16.4.3. A constatação, após a realização da prova, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou qualquer meio admitido em Direito, de ter o candidato se utilizado de processos ilícitos. 16.4.4. Caso seja comprovado, em qualquer época, o uso de documentos falsos, a prestação de informações falsas ou o emprego de meios ilícitos durante a realização das provas por aluno matriculado, aprovado no vestibular de que trata o presente edital, o mesmo terá sua matrícula cancelada. 16.4.5. Previamente e durante a realização das provas serão adotados procedimentos com o objetivo de identificar o porte de aparelhos eletrônicos pelos candidatos, bem como medidas adicionais de segurança e identificação. 16.4.6. A não permissão, pelo candidato, da coleta da sua impressão digital. 16.5. Os candidatos poderão ser submetidos, a qualquer momento, à verificação grafológica, inclusive durante a efetivação da matrícula. 11 16.6. Não será permitido o ingresso de acompanhantes nas salas de prova, com exceção dos acompanhantes das candidatas lactantes e de portadores de deficiência, os quais ficarão em dependências designadas pela organização do vestibular. Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova, inclusive aquele decorrente de eventual afastamento do candidato da sala de prova. 16.7. São consideradas oficiais apenas as comunicações, normas, resultados, chamadas para matrícula divulgadas pela Fundação Vunesp e a Fundação Dracenense de Educação e Cultura - FUNDEC, em seus portais institucionais. A divulgação na imprensa falada e escrita será considerada meio auxiliar para divulgar informações aos candidatos. 16.8. Serão incorporados a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer aditamentos que vierem a ser publicados pela Fundação Vunesp e/ou pelas Faculdades de Dracena da Fundação Dracenense de Educação - FUNDEC. 16.9. Os casos omissos e as situações não previstas serão resolvidos pela Fundação Vunesp e Fundação Dracenense de Educação e Cultura - FUNDEC. 16.10. Fica eleito o foro da cidade de Dracena, Estado de São Paulo, com exclusão e renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir questões oriundas do presente edital. 16.11 Fazem parte deste Edital: a) o Anexo I (Cronograma Proposto); b) o Anexo II (Programa das Provas). Dracena, 24 fevereiro de 2017. Edson Hissatomi Kai Diretor Executivo 12 ANEXO I – CRONOGRAMA PROPOSTO Evento Data Abertura das Inscrições 24/02/2017 Encerramento das Inscrições 13/03/2017 Aplicação das Provas Objetiva, Redação e Dissertativa 26/03/2017 Divulgação da lista geral de classificação 11/04/2017 Matrícula 12 a 15/04/2017 2ª Chamada 17/04/2017 Matrícula 18 a 20/04/2017 13 ANEXO II - PROGRAMA DAS PROVAS FUNDEC CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BIOLOGIA 1. Interação entre os seres vivos 1.1. Aspectos conceituais: população, comunidade, ecossistema, hábitat e nicho ecológico. 1.2. Cadeia, teia alimentar e níveis tróficos. 1.2.1. Fluxo energético nos ecossistemas. 1.3. Pirâmides ecológicas. 1.4. Ciclos biogeoquímicos: água, carbono, oxigênio e nitrogênio. 1.5. Dinâmica das comunidades: sucessão ecológica. 1.6. Interações entre populações de uma comunidade. 1.6.1. Características das populações: densidade, potencial biótico e resistência ambiental. 1.6.2. Fatores reguladores do tamanho da população. 1.7. Alterações bióticas: extinção de espécies; introdução de espécies; fragmentação de hábitat. 1.7.1. Poluição da água e medidas que minimizam os efeitos da interferência humana. 1.7.2. Poluição do ar e medidas que minimizam os efeitos da interferência humana. 1.7.3. Alterações nos ecossistemas: erosão e desmatamento; concentração de poluentes ao longo de cadeias alimentares; uso intensivo de fertilizantes; uso excessivo de inseticidas. 1.8. Ecossistemas terrestres (principais biomas) e ecossistemas aquáticos. 2. Qualidade de vida das populações humanas 2.1. Saúde, higiene e saneamento básico. 2.1.1. Aspectos conceituais: endemias, pandemias e epidemias. 2.1.2. Vacina e soro terapêutico. 2.2. Doenças infecto-contagiosas, parasitárias, carenciais, sexualmente transmissíveis (DST) e provocadas por toxinas ambientais. 2.2.1. Principais doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários (patogenias, agentes etiológicos, formas de transmissão e profilaxias). 2.2.2. Principais doenças causadas por helmintos (platelmintos e nematódeos): teníase, cisticercose, esquistossomose, ascaridíase, ancilostomíase, filariose, bicho geográfico. Os ciclos de vida dos helmintos, formas de transmissão e suas profilaxias. 2.3. Gravidez, parto e métodos anticoncepcionais. 3. Identidade dos seres vivos 3.1. A química dos seres vivos. 3.1.1. Água, sais minerais, vitaminas, carboidratos, proteínas, enzimas, lipídios e ácidos nucleicos encontrados nos seres vivos. 3.2. Organização celular dos seres vivos. 14 3.2.1. Principais diferenças entre as células: procariota, eucariota vegetal e eucariota animal. 3.2.2. Envoltórios celulares (parede celular e membrana plasmática). 3.2.3. Processos de troca entre a célula e o meio externo: difusão, difusão facilitada, osmose, transporte ativo, fagocitose, pinocitose. 3.3. Metabolismo energético. 3.3.1. Fotossíntese, quimiossíntese, respiração celular e fermentação. 3.4. Organelas celulares. 3.4.1. O papel de cada organela e suas interações. Reconhecimento das organelas em figuras. 3.5. Núcleo e divisões celulares. 3.5.1. Características gerais do núcleo interfásico e da célula em divisão. 3.5.2. Ciclo celular; mitose e meiose; gráficos representativos. 3.5.3. Gametogênese. 3.5.4. Reprodução assexuada e sexuada. 3.6. DNA e tecnologias. 3.6.1. Localização do DNA e do RNA e a importância dessas moléculas na célula. 3.6.2. O modelo da dupla-hélice, replicação do DNA e transcrição. 3.6.3. Código genético e síntese proteica. 3.6.4. Ativação gênica e diferenciação celular. 3.6.5. Mutações gênicas, numéricas e estruturais. 3.6.6. Biotecnologia: DNA recombinante, organismos transgênicos, clonagem, terapia gênica, teste de DNA na identificação de pessoas, descoberta de genomas, aconselhamento genético, uso de células-tronco, benefícios e perigos da manipulação genética. 4. Diversidade dos seres vivos 4.1. Os princípios de classificação e regras de nomenclatura de Lineu; categorias taxonômicas; cladogramas. 4.1.1. Características gerais dos integrantes pertencentes aos Domínios: Archaea, Bacteria e Eukarya. 4.1.2. Características gerais e adaptações dos integrantes pertencentes aos Reinos: monera, protista, fungi, plantae e animalia. 4.2. Vírus: características gerais, reprodução e importância. 4.3. Fungos, protozoários e algas: mecanismos de sobrevivência, papel ecológico e interferência na saúde humana. 4.4. A Biologia das plantas. 4.4.1. Origem das plantas e cladograma com seus quatro principais grupos. 4.4.2. Caracterização geral e comparação dos ciclos de vida dos grupos de plantas: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. 4.4.3. Principais tecidos vegetais e morfologia dos órgãos vegetais. 4.4.4. Dispersão de frutos e sementes. 15 4.4.5. Fisiologia vegetal: transpiração; fotossíntese (fatores que influenciam a fotossíntese e PCF); absorção pela raiz; condução de seivas; principais hormônios; fototropismo e geotropismo; fitocromo e suas ações. 4.5. A Biologia dos animais. 4.5.1. Noções básicas de embriologia (vitelo, etapas do desenvolvimento embrionário, folhetos embrionários e anexos embrionários, formação de gêmeos). 4.5.2. Principais filos animais: características gerais; comparação da organização corporal entre os diversos grupos; local onde vivem; diversidade nos filos; importância ecológica e econômica. 4.5.3. Craniados e vertebrados: características gerais; adaptações morfológicas e fisiológicas. 4.5.4. Comparação entre os vertebrados quanto à reprodução, embriologia, revestimento, sustentação, digestão, respiração, circulação, excreção, sistema nervoso e endócrino. 4.5.5. Fisiologia e anatomia dos sistemas do organismo humano: digestório, cardiovascular, respiratório, urinário, nervoso, endócrino, muscular, esquelético, sensorial, imunitário e genital. 5. Transmissão da vida e manipulação gênica 5.1. As concepções de hereditariedade. 5.1.1. Concepções pré-mendelianas sobre a hereditariedade. 5.1.2. Mendelismo: 1ª e 2ª leis. 5.1.3. Meiose e sua relação com os princípios mendelianos. 5.1.4. Probabilidade aplicada na genética; heredogramas (ou genealogias). 5.1.5. Ausência de dominância, alelos letais e alelos múltiplos. 5.1.6. Herança dos grupos sanguíneos (sistemas: ABO, MN e Rh). 5.1.7. Interação gênica e herança quantitativa. 5.2. Genes ligados e permutação. 5.2.1. Mapas cromossômicos e genoma humano. 5.3. A determinação do sexo e citogenética humana. 5.3.1. Sistemas: XY, X0 e ZW. 5.3.2. Heranças relacionadas com o sexo. 6. Origem e evolução da vida 6.1. A origem dos seres vivos. 6.1.1. Hipóteses sobre a origem da vida e hipóteses sobre a evolução do metabolismo energético. 6.2. Evolução biológica. 6.2.1. Ideias evolucionistas de J. B. Lamarck, C. Darwin, A. R. Wallace. 6.2.2. Teoria sintética da evolução. 6.2.3. Evidências da evolução. 6.2.4. Genética de populações. 6.3. Especiação. 6.3.1. Mecanismos de isolamento reprodutivo. 16 6.4. A origem dos hominídeos a partir da análise de árvores filogenéticas. QUÍMICA 1. Materiais: uso e propriedades 1.1. Origem e ocorrência de materiais. 1.2. Propriedades gerais e específicas dos materiais. 1.3. Relação entre uso e propriedades dos materiais. 1.4. Estados físicos da matéria e mudanças de estado. 1.5. Misturas: tipos e métodos de separação. 1.6. Substâncias químicas: conceito e classificação. 2. Transformações químicas 2.1. Evidências de transformações químicas: alteração de cor, desprendimento de gás, formação / desaparecimento de sólidos, absorção / liberação de energia. 2.2. Interpretação das transformações químicas. 2.2.1. Evolução do modelo atômico: do modelo corpuscular de Dalton ao modelo de RutherfordBohr. 2.2.2. Modelos atômicos e a explicação de alguns fenômenos observáveis. 2.2.3. Átomos e sua estrutura. 2.2.4. Número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica. 2.2.5. Elementos químicos e Classificação Periódica: história, organização, representação e propriedades periódicas. 2.3. Representação de substâncias e de transformações químicas. 2.3.1. Fórmulas químicas: fórmula mínima, fórmula centesimal, fórmula molecular. 2.3.2. Equações químicas e balanceamento. 2.4. Aspectos quantitativos das transformações químicas. 2.4.1. Lei de Lavoisier e Lei de Proust. 2.4.2. Cálculos estequiométricos: massa, volume, quantidade de matéria (mol), massa molar. 3. Gases 3.1. Teoria cinética dos gases: modelo do gás ideal. 3.2. Propriedades físicas, Leis dos gases e Equação de Estado dos Gases ideais. 3.3. Princípio de Avogadro, volume molar dos gases. 3.4. Atmosfera terrestre: composição, características e poluição. 4. Substâncias metálicas 4.1. Metais: características gerais. 4.2. Ligas metálicas. 4.3. Ligação metálica. 17 4.4. Estudo de alguns metais (ocorrência, obtenção, propriedades e aplicação): alumínio, chumbo, cobre, cromo, estanho, ferro, magnésio, manganês, níquel e zinco. 4.4.1. Implicações ambientais da produção e da utilização dessas substâncias. 5. Substâncias iônicas 5.1. Compostos iônicos: características gerais. 5.2. Ligação iônica. 5.3. Estudo das principais substâncias iônicas dos grupos (ocorrência, obtenção, propriedades e aplicação): cloreto, carbonato, nitrato, fosfato e sulfato. 5.3.1. Implicações ambientais da produção e da utilização dessas substâncias. 6. Substâncias moleculares 6.1. Compostos moleculares: características gerais. 6.2. Ligações covalentes. 6.3. Polaridade das ligações. 6.4. Interações intermoleculares. 6.5. Estudo de algumas substâncias moleculares (ocorrência, obtenção, propriedades, aplicação): H2, O2, N2, C2, NH3, H2O, H2O2, CO2, HC, CH4. 6.5.1. Implicações ambientais da produção e da utilização dessas substâncias. 7. Água e soluções aquosas 7.1. Ligação, estrutura, propriedades físicas e químicas da água; ocorrência e importância na vida animal e vegetal. 7.2. Interações da água com outras substâncias. 7.2.1. Soluções aquosas: conceito e classificação. 7.2.2. Solubilidade e concentrações (porcentagem, ppm, ppb, fração em mol, g/L, mol/L, mol/kg, conversões de unidades). 7.2.3. Propriedades coligativas: conceito, aspectos qualitativos e quantitativos. 7.2.4. Dispersões coloidais: tipos, propriedades e aplicações. 7.3. Poluição e tratamento da água. 8. Ácidos, bases, sais e óxidos 8.1. Principais propriedades dos ácidos e bases: interação com indicadores, condutibilidade elétrica, reação com metais, reação de neutralização. 8.2. Estudo de alguns ácidos e bases (obtenção, propriedades e aplicação): ácido acético, ácido clorídrico, ácido sulfúrico, ácido nítrico, ácido fosfórico, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, solução aquosa de amônia. 8.3. Sais: conceito, propriedades e classificação. 8.4. Óxidos: conceito, propriedades e classificação. 18 9. Transformações químicas: um processo dinâmico 9.1. Cinética química. 9.1.1. Rapidez de reações e teoria das colisões efetivas. 9.1.2. Energia de ativação. 9.1.3. Fatores que alteram a rapidez das reações: superfície de contato, concentração, pressão, temperatura e catalisador. 9.2. Equilíbrio químico. 9.2.1. Caracterização dos sistemas em equilíbrio químico. 9.2.2. Equilíbrio em sistemas homogêneos e heterogêneos. 9.2.3. Constantes de equilíbrio. 9.2.4. Fatores que alteram o sistema em equilíbrio: princípio de Le Châtelier. 9.2.5. Produto iônico da água, equilíbrio ácido-base e pH, indicadores. 9.2.6. Hidrólise de sais. 9.3. Aplicação da cinética química e do equilíbrio químico no cotidiano. 10. Transformações de substâncias químicas e energia 10.1. Transformações químicas e energia térmica. 10.1.1. Calor de reação: reação exotérmica e endotérmica. 10.1.2. Medida do calor de transformações por aquecimento de água. 10.1.3. Conceito de entalpia. 10.1.4. Equações termoquímicas. 10.1.5. Lei de Hess. 10.2. Energia nas mudanças de estado. 10.3. Entalpia de ligação. 10.4. Transformações químicas e energia elétrica. 10.4.1. Reações de oxirredução e números de oxidação. 10.4.2. Potenciais-padrão de redução. 10.4.3. Transformação química e produção de energia elétrica: pilha. 10.4.4. Transformação química e consumo de energia elétrica: eletrólise. 10.4.5. Leis de Faraday. 10.5. Transformações nucleares. 10.5.1. Conceitos fundamentais da radioatividade: tipos de emissões e suas características. 10.5.2. Reações nucleares: fissão e fusão nucleares. 10.5.3. Desintegração radioativa: meia-vida, datação e uso de radioisótopos. 10.5.4. Usos da energia nuclear e implicações ambientais. 11. Estudo dos compostos de carbono 11.1. As características gerais dos compostos orgânicos. 11.1.1. Elementos químicos constituintes, fórmulas moleculares, estruturais e de Lewis, cadeias carbônicas, ligações e isomeria. 19 11.1.2. Principais funções orgânicas: radicais funcionais. 11.1.3. Reconhecimento de hidrocarbonetos, compostos halogenados, alcoóis, fenóis, éteres, ésteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, aminas e amidas. 11.1.4. Propriedades físicas dos compostos orgânicos. 11.2. Hidrocarbonetos. 11.2.1. Classificação. 11.2.2. Estudo do metano, etileno, acetileno, tolueno e benzeno. 11.2.3. Carvão, petróleo e gás natural: origem, ocorrência e composição; destilação; combustão; implicações ambientais. 11.3. Compostos orgânicos oxigenados. 11.3.1. Estudo do álcool metílico e etílico, éter dietílico, formaldeído, acetona, ácido acético, ácido cítrico, fenol. 11.3.2. Fermentação. 11.3.3. Destilação da madeira. 11.4. Compostos orgânicos nitrogenados. 11.4.1. Estudo de anilina, ureia, aminoácidos. 11.5. Macromoléculas naturais e sintéticas. 11.5.1. Noção de polímeros. 11.5.2. Glicídios: amido, glicogênio, celulose. 11.5.3. Borracha natural e sintética. 11.5.4. Polietileno, poliestireno, PET, PVC, teflon, náilon. 11.5.5. Glicerídeos: óleos e gorduras, sabões e detergentes sintéticos. 11.5.6. Proteínas e enzimas. 11.6. Principais tipos de reações orgânicas: substituição, adição, eliminação, oxidação / redução, esterificação e hidrólise ácida e básica. FÍSICA 1. Fundamentos da Física 1.1. Grandezas físicas e suas medidas. 1.1.1. Grandezas fundamentais e derivadas. 1.1.2. Sistemas de unidade. Sistema Internacional (SI). 1.2. Relações matemáticas entre grandezas. 1.2.1. Grandezas direta e inversamente proporcionais. 1.2.2. A representação gráfica de uma relação funcional entre duas grandezas. Interpretação do significado da inclinação da tangente à curva e da área sob a curva representativa. 1.2.3. Grandezas vetoriais e escalares. Adição, subtração e decomposição de vetores. Multiplicação de um vetor por um número real. 20 2. Mecânica 2.1. Cinemática. 2.1.1. Velocidade escalar média e instantânea. 2.1.2. Aceleração escalar média e instantânea. 2.1.3. Representação gráfica, em função do tempo, do espaço, da velocidade escalar e da aceleração escalar de um corpo. 2.1.4. Velocidade vetorial instantânea e média de um corpo. 2.1.5. Composição de movimentos. 2.1.6. Aceleração vetorial de um corpo e suas componentes tangencial e centrípeta. 2.1.7. Movimentos uniformes e uniformemente variados; suas equações. 2.1.8. Movimento circular uniforme, sua velocidade angular, período, frequência, sua aceleração centrípeta e correspondente relação com a velocidade e o raio da trajetória. Acoplamento de polias. 2.1.9. Movimento harmônico simples (MHS), sua velocidade e aceleração, relação entre a posição e aceleração. Suas equações horárias. 2.2. Balística. 2.2.1. Queda livre. 2.2.2. Lançamentos vertical, horizontal e oblíquo (sem resistência do ar). 2.2.3. Equações do movimento de um projétil a partir de seus movimentos horizontal e vertical. 2.3. Movimento e as Leis de Newton. 2.3.1. Forças e composição vetorial das forças que atuam sobre um corpo. 2.3.2. Conceito de resultante de forças e sua obtenção por adição vetorial. 2.3.3. Princípio da Inércia (1ª Lei de Newton). Referencial inercial. 2.3.4. Massa e peso: diferenças entre essas grandezas, instrumentos de medição de cada uma. 2.3.5. Princípio Fundamental da Dinâmica (2ª Lei de Newton). Sua aplicação em movimentos retilíneos e curvilíneos. Massa inercial. 2.3.6. Princípio da Ação e Reação (3ª Lei de Newton). 2.3.7. Momento ou torque de uma força. Condições de equilíbrio de um ponto material e de um corpo extenso. 2.3.8. Força de Atrito. Diferenças entre o atrito cinético e o estático. Suas equações e representação gráfica da força de atrito. 2.4. Gravitação. 2.4.1. Sistemas geocêntrico e heliocêntrico. Evolução histórica do modelo de universo. O sistema solar. 2.4.2. Leis de Kepler. 2.4.3. Lei da gravitação universal de Newton. 2.4.4. O campo gravitacional. 2.4.5. Órbitas. Órbita circular. 2.4.6. Satélites artificiais. Satélites geoestacionários. 2.4.7. Energia potencial gravitacional (em campos gravitacionais variáveis). 21 2.5. Dinâmica impulsiva. 2.5.1. Quantidade de movimento de um corpo e de um sistema de corpos. 2.5.2. Impulso exercido por uma força constante e por uma força variável. 2.5.3. Teorema do impulso. Relação entre impulso e quantidade de movimento. 2.5.4. Forças internas e externas a um sistema de corpos. 2.5.5. Sistemas isolados de forças externas e lei da conservação da quantidade de movimento. 2.5.6. Conservação da quantidade de movimento em explosões, colisões e disparos de projéteis. 2.5.7. Centro de massa de um sistema. 2.5.8. O teorema da aceleração do centro de massa. 2.6. Trabalho e energia. 2.6.1. Trabalho realizado por uma força constante. 2.6.2. Trabalho realizado por uma força variável em módulo. Interpretação do gráfico força versus deslocamento. 2.6.3. Energia cinética e o teorema da energia cinética. 2.6.4. Forças conservativas (força peso, força elástica e força elétrica) e não conservativas. 2.6.5. Trabalho realizado por forças conservativas. 2.6.6. Energia potencial gravitacional (quando a aceleração da gravidade for constante), elástica e elétrica. 2.6.7. Energia mecânica. 2.6.8. Sistemas conservativos e o teorema da conservação da energia mecânica. 2.6.9. Trabalho realizado por forças não conservativas. Trabalho realizado pela força de atrito. 2.6.10. Sistemas não conservativos. 2.6.11. Potência. 2.7. Fluidos. 2.7.1. Pressão exercida por uma força. 2.7.2. Pressão exercida por um líquido em equilíbrio. Pressão hidrostática. 2.7.3. Teorema de Stevin e aplicações. 2.7.4. A experiência de Torricelli. 2.7.5. O princípio de Pascal. Prensa hidráulica. 2.7.6. O teorema de Arquimedes. 3. Física térmica 3.1. Termometria. 3.1.1. Energia térmica, temperatura e termômetros. 3.1.2. As escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Relação matemática entre elas. 3.2. Dilatação térmica. 3.2.1. Dilatação térmica dos sólidos: linear, superficial e volumétrica. 3.2.2. Dilatação térmica dos líquidos. 3.3. Calorimetria. 3.3.1. Calor como forma de energia em trânsito e suas unidades de medida. 22 3.3.2. Calor sensível, calor específico sensível e capacidade térmica. 3.3.3. Mudanças de estado. O calor latente e o calor específico latente. 3.3.4. O diagrama de fases de uma substância. 3.3.5. Troca de calor em sistemas termicamente isolados. O equilíbrio térmico. 3.3.6. Potência térmica. 3.4. Propagação de calor. 3.4.1. Condução, convecção térmica e irradiação de calor. 3.4.2. O vaso de Dewar e a garrafa térmica. 3.5. Gás ideal. 3.5.1. O modelo de gás ideal. 3.5.2. A equação de estado (Equação de Clapeyron) para um gás ideal. 3.5.3. Lei geral dos gases perfeitos. 3.5.4. Transformações gasosas. 3.6. Termodinâmica. 3.6.1. Trabalho realizado pelas forças exercidas por um gás. 3.6.2. Energia interna. 3.6.3. A experiência de Joule e o equivalente mecânico do calor 3.6.4. Primeira Lei da Termodinâmica. 3.6.5. Transformações isotérmica, isobárica, isocórica, adiabática e cíclica. 3.6.6. Segunda Lei da Termodinâmica. 3.6.7. Máquinas térmicas e máquinas frigoríficas. 3.6.8. O ciclo de Carnot. 4. Óptica 4.1. Princípios da óptica geométrica. 4.1.1. Princípio da propagação retilínea dos raios luminosos. Sombra e penumbra. Câmara escura de orifício. O dia e a noite. Eclipses. As fases da Lua. 4.1.2. Princípio da reversibilidade dos raios de luz. 4.1.3. Princípio da independência dos raios de luz. 4.2. Reflexão da luz e formação de imagem. 4.2.1. Leis da reflexão. 4.2.2. Imagem de um ponto e de um corpo extenso. 4.2.3. Espelhos planos. Construção e classificação da imagem. Campo visual. Translação e rotação de um espelho plano. Associação de espelhos planos. 4.2.4. Espelhos esféricos. Condições de nitidez, elementos e raios notáveis de um espelho esférico. 4.2.5. Construção geométrica e classificação de imagens em um espelho esférico. 4.2.6. Estudo analítico de um espelho esférico. Equação dos pontos conjugados e do aumento linear transversal. 4.2.7. Aplicações práticas de um espelho esférico. 23 4.3. Refração Luminosa. 4.3.1. Fenômeno da refração. Índice de refração absoluto e relativo. 4.3.2. Leis da refração. Lei de Snell-Descartes. 4.3.3. Ângulo limite e reflexão total da luz. 4.3.4. Dioptro plano. 4.3.5. Lâmina de faces paralelas. 4.3.6. Prismas. 4.3.7. A dispersão luminosa e a refração na atmosfera. 4.4. Lentes esféricas delgadas. 4.4.1. Focos e comportamento óptico de uma lente esférica. 4.4.2. Raios notáveis de uma lente esférica. 4.4.3. Construção geométrica e classificação de imagens em uma lente esférica. 4.4.4. Estudo analítico das lentes esféricas. Equação dos pontos conjugados e do aumento linear transversal. 4.4.5. Vergência de uma lente. 4.4.6. Aplicações práticas das lentes esféricas. 4.4.7. Instrumentos ópticos: câmera fotográfica, microscópio simples e composto, lunetas terrestre e astronômica, telescópios e projetores. 4.5. Olho humano. 4.5.1. O olho emetrope. 4.5.2. Ametropias: miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo. 4.5.3. Correção de miopia, hipermetropia e presbiopia utilizando lentes esféricas. A dioptria. 5. Oscilações e ondas 5.1. Período de um pêndulo simples e de um sistema massa-mola. Associação de molas ideais. 5.2. Pulsos e ondas. Classificação das ondas. 5.3. Comprimento de onda, período e frequência de uma onda. 5.4. Propagação de um pulso em meios unidimensionais. Velocidade de propagação. 5.5. Fenômenos ondulatórios: reflexão, refração, interferência, polarização, difração e ressonância. 5.6. Ondas planas e esféricas. 5.7. Ondas estacionárias. 5.8. Caráter ondulatório da luz: cor e frequência. 5.9. Caráter ondulatório do som. Ondas sonoras. Velocidade de propagação do som. 5.10. Qualidades fisiológicas do som: altura, timbre e intensidade. 5.11. Reforço, reverberação e eco. 5.12. Nível sonoro. O decibel. 5.13. Cordas vibrantes e tubos sonoros. 5.14. Efeito Doppler. 24 6. Eletricidade 6.1. Eletrostática. 6.1.1. Carga elétrica, sua conservação e quantização. Carga elétrica elementar. 6.1.2. Processos de eletrização: atrito, contato e indução. 6.1.3. Lei de Coulomb. 6.1.4. Campo elétrico gerado por cargas puntiformes. Campo elétrico uniforme. Linhas de força. 6.1.5. Potencial e diferença de potencial elétrico. Linhas e superfícies equipotenciais. 6.1.6. Energia potencial elétrica. 6.1.7. Trabalho realizado pela força elétrica. 6.1.8. Condutores em equilíbrio eletrostático. 6.1.9. Poder das pontas e blindagem eletrostática. 6.2. Eletrodinâmica. 6.2.1. Materiais isolantes e condutores. 6.2.2. Corrente elétrica e intensidade de corrente elétrica. 6.2.3. Tensão elétrica. 6.2.4. Resistência elétrica. 6.2.5. Energia elétrica, potência elétrica e efeito joule. Consumo de energia elétrica. O quilowatthora. 6.2.6. Resistores. Primeira Lei de Ohm. Segunda Lei de Ohm. Resistividade elétrica. 6.2.7. Associação de resistores. 6.2.8. Noções de instalação elétrica residencial. 6.2.9. Geradores elétricos. Força eletromotriz e resistência interna. Equação e curva característica de um gerador. 6.2.10. Receptores elétricos. Força contra eletromotriz e resistência interna. Equação e curva característica de um receptor. 6.2.11. Leis de Kirchhoff. 6.2.12. Circuitos elétricos. 6.2.13. Medidores elétricos. 6.3. Eletromagnetismo. 6.3.1. Polos magnéticos, ímãs, campo magnético e linhas de indução magnética. 6.3.2. Campo magnético criado por corrente elétrica: condutor retilíneo longo, espira circular e solenoide. 6.3.3. Campo magnético terrestre. 6.3.4. Força magnética sobre uma carga puntiforme em movimento em um campo magnético uniforme. Trajetórias da carga nesse campo. 6.3.5. Força magnética sobre condutores retilíneos percorridos por corrente, imersos em um campo magnético uniforme. 6.3.6. Força magnética entre condutores retilíneos paralelos. 6.3.7. Indução eletromagnética. Fluxo magnético. Diferença de potencial induzida e corrente elétrica induzida. A Lei de Lenz. 25 6.3.8. Lei de Faraday-Neumann. 6.3.9. Princípio de funcionamento de motores elétricos e de medidores de corrente, de diferença de potencial (tensão) e de resistência. 6.3.10. Noção de onda eletromagnética. MATEMÁTICA 1. Conjuntos numéricos 1.1. Números naturais e números inteiros: divisibilidade, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, decomposição em fatores primos. 1.2. Números racionais e noção elementar de números reais: operações e propriedades, ordem, valor absoluto, desigualdades. 1.3. Múltiplos, divisores, razões, proporcionalidade e porcentagem. 1.4. Números complexos: representação e operações na forma algébrica, raízes da unidade. 1.5. Sequências: noção de sequência, progressões aritméticas e geométricas, representação decimal de um número real. 2. Polinômios 2.1. Polinômios: conceito, grau e propriedades fundamentais, operações, divisão de um polinômio por um binômio de forma x-a. 3. Equações algébricas 3.1. Equações algébricas: definição, conceito de raiz, multiplicidade de raízes, enunciado do Teorema Fundamental da Álgebra. 3.2. Relações entre coeficientes e raízes. Pesquisa de raízes múltiplas. Raízes: racionais reais. 4. Análise combinatória 4.1. Arranjos, permutações e combinações simples. 4.2. Binômio de Newton. 5. Probabilidade 5.1. Eventos, conjunto universo. Conceituação de probabilidade. 5.2. Eventos mutuamente exclusivos. Probabilidade da união e da intersecção de dois ou mais eventos. 5.3. Probabilidade condicional. Eventos independentes. 6. Matrizes, determinantes e sistemas lineares 6.1. Matrizes: operações, inverso de uma matriz. 6.2. Sistemas lineares. Matriz associada a um sistema. Resolução e discussão de um sistema linear. 6.3. Determinante de uma matriz quadrada: propriedades e aplicações, regras de Cramer. 26 7. Geometria analítica 7.1. Coordenadas cartesianas na reta e no plano. Distância entre dois pontos. 7.2. Equação da reta: formas reduzida, geral e segmentária; coeficiente angular. Intersecção de retas, retas paralelas e perpendiculares. Feixe de retas. Distância de um ponto a uma reta. Área de um triângulo. 7.3. Equação da circunferência: tangentes a uma circunferência; intersecção de uma reta a uma circunferência. 7.4. Elipse, hipérbole e parábola: equações reduzidas. 8. Funções 8.1. Gráficos de funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras; função composta; função inversa. 8.2. Função polinomial do 1º grau; função constante. 8.3. Função quadrática. 8.4. Função exponencial e função logarítmica. Teoria dos logaritmos; uso de logaritmos em cálculos. 8.5. Equações e inequações: lineares, quadráticas, exponenciais e logarítmicas. 9. Trigonometria 9.1. Arcos e ângulos: medidas, relações entre arcos. 9.2. Funções trigonométricas: periodicidade, cálculo dos valores π/6, π/4, π/3, em gráficos. 9.3. Fórmulas de adição, subtração, duplicação e bissecção de arcos. Transformações de somas de funções trigonométricas em produtos. 9.4. Equações e inequações trigonométricas. 9.5. Resoluções de triângulos retângulos. Teorema dos senos. Teorema dos cossenos. Resolução de triângulos obliquângulos. 10. Geometria plana 10.1. Figuras geométricas simples: reta, semirreta, segmento, ângulo plano, polígonos planos, circunferência e círculo. 10.2. Congruência de figuras planas. 10.3. Semelhança de triângulos. 10.4. Relações métricas nos triângulos, polígonos regulares e círculos. 10.5. Áreas de polígonos, círculos, coroa e setor circular. 11. Geometria espacial 11.1. Retas e planos no espaço. Paralelismo e perpendicularismo. 11.2. Ângulos diedros e ângulos poliédricos. Poliedros: poliedros regulares. 11.3. Prisma, pirâmides e respectivos troncos. Cálculo de áreas e volumes. 11.4. Cilindro, cone e esfera: cálculo de área e volumes. 27 12. Tratamento da informação 12.1. Gráficos e tabelas. 12.2. Medidas de centralidade (moda, mediana e média) e de dispersão (desvio padrão e variância). HISTÓRIA História Geral 1. Os primeiros povos: linguagem, cultura, sobrevivência 2. Antiguidade Oriental 2.1. Povos mesopotâmicos: sumérios, babilônios, assírios. 2.2. Povos africanos: egípcios, núbios. 2.3. Povos semitas: fenícios, hebreus. 3. Antiguidade Clássica 3.1. Grécia. 3.1.1. Do mundo micênico ao período homérico. 3.1.2. Período arcaico e clássico; a pólis. 3.1.3. Período macedônico e cultura helenística. 3.2. Roma. 3.2.1. Da monarquia à república. 3.2.2. O império. 3.2.3. Crise e enfraquecimento do Estado. 4. Período Medieval 4.1. Cristianismo e Igreja Católica. 4.2. Islã: surgimento e expansão. 4.3. Império Bizantino. 4.4. Império Carolíngio. 4.5. Feudalismo e sociedade feudal. 4.6. Expansão do comércio e da urbanização. 4.7. Rituais sociais e vida cultural. 4.8. A crise do século XIV e a persistência das tradições. 5. Mundo Moderno 5.1. Renascimento cultural. 5.2. Reformas religiosas. 5.3. Inquisição. 5.4. Formação dos Estados modernos. 5.5. Expansão marítima e constituição do espaço atlântico. 5.6. Mercantilismo e colonização. 28 5.7. Absolutismo e Antigo Regime. 5.8. As revoluções inglesas do século XVII. 5.9. O nascimento das fábricas. 5.10. Iluminismo e Liberalismo. 5.11. Revolução Francesa. 6. Mundo Contemporâneo 6.1. Do período Napoleônico ao Congresso de Viena. 6.2. Nações e nacionalismos no século XIX. 6.3. Ideias sociais e projetos revolucionários. 6.4. Avanço industrial, capitalismo monopolista e imperialismo. 6.5. Cientificismo e positivismo. 6.6. A colonização da África e da Ásia. 6.7. A Belle Époque e os novos padrões sociais e culturais. 6.8. Primeira Guerra Mundial. 6.9. Revolução Russa. 6.10. Crise econômica, ascensão e consolidação do nazifascismo. 6.11. Segunda Guerra Mundial. 6.12. A Guerra Fria e os conflitos regionais. 6.13. Descolonização e revolução na África e na Ásia. 6.14. A luta por liberdades e direitos civis nas décadas 1950-1960. 6.15. Contracultura e diversidade estética. 6.16. Embates étnicos e religiosos no Oriente Médio. 6.17. Conflitos e revoluções na África. 6.18. O colapso da União Soviética, a queda do Muro de Berlim e a “nova ordem mundial”. 6.19. Neoliberalismo e globalização; crises e impasses financeiros. 6.20. A ascensão da China e dos Tigres Asiáticos; o BRICS e o G8. 6.21. Terrorismo e violência no princípio do século XXI. 6.22. Tecnologias e biodiversidade. 6.23. Dilemas ambientais, endemias e epidemias no século XXI. História da América 7. O povoamento da América 8. A América antes da conquista europeia 8.1. Mexicas. 8.2. Maias. 8.3. Incas. 9. Conquista espanhola e estratégias de dominação 29 10. Colonização espanhola na América 10.1. Ocupação e exploração territorial. 10.2. Administração colonial e organizações sociais. 10.3. Escravidão e outras formas de trabalho livre ou compulsório. 10.4. Religião e religiosidades na colônia. 10.5. Produção artística na colônia: diálogos e tensões culturais. 11. Colonização inglesa, francesa e holandesa na América 11.1. As treze colônias na América do Norte. 11.2. Avanço territorial e guerras na América do Norte. 11.3. Religião e colonização. 11.4. Caribe: exploração econômica e circulação marítima. 12. Emancipação política, formação e consolidação dos Estados nacionais 12.1. Independência do Haiti. 12.2. Independência dos Estados Unidos. 12.2.1. A Constituição americana. 12.2.2. Expansionismo: a guerra contra o México e as relações com os povos indígenas. 12.2.3. Guerra Civil e a questão racial. 12.3. Independências na América espanhola. 12.3.1. Diversidades regionais e fragmentação política. 12.3.2. Unitários e federais. 12.3.3. Conflitos de fronteira e guerras nacionais. 13. Estados Unidos e América Latina: imperialismo e resistência 13.1. Big Stick, New Deal e política da boa vizinhança. 13.2. Invasões e intervenções norte-americanas na América Central e no Caribe. 14. As revoluções no México e em Cuba 15. Industrialização, política de massa e regimes autoritários nos anos 1930-1950 16. Das vanguardas estéticas dos anos 1910 ao sentimento de latinidade dos anos 1960 17. Regimes militares e redemocratizações na América Latina 18. América Latina: tensões políticas e alternativas sociais no século XXI História do Brasil 19. Povos indígenas na América portuguesa 30 20. Conquista portuguesa e resistência nativa 21. Colonização portuguesa no Brasil 21.1. Ocupação e exploração territorial. 21.2. Diversidade da produção: da cana ao tabaco, do algodão ao ouro. 21.3. Administração colonial e organizações sociais. 21.4. Escravidão e outras formas de trabalho livre ou compulsório. 21.5. Religião e religiosidades na colônia. 21.6. Produção artística na colônia: diálogos e tensões culturais. 21.7. As revoltas coloniais. 21.8. Família real portuguesa no Brasil e a interiorização da metrópole. 22. Brasil Imperial 22.1. A independência de 1822. 22.2. O Primeiro Reinado e a consolidação do Império. 22.3. O Período Regencial e as revoltas locais. 22.4. Segundo Reinado: nacionalismo e federalismo. 22.5. A política externa no Império: campanhas no Prata e Guerra do Paraguai. 22.6. A economia no Império: a ascensão do café e a primeira industrialização. 22.7. Da mão de obra escrava à imigração. 22.8. O movimento republicano. 22.9. Românticos e naturalistas: produção cultural no Império. 23. Brasil República 23.1. Proclamação e consolidação da república. 23.2. Primeira República. 23.2.1. Dinâmica política e poder oligárquico. 23.2.2. Movimentos sociais e rebeliões civis e militares, urbanas e rurais. 23.2.3. Industrialização e urbanização. 23.2.4. Nacionalismo e cosmopolitismo na produção cultural. 23.2.5. Crise econômica e golpe de 1930. 23.3. Getúlio Vargas: do governo provisório ao Estado Novo. 23.3.1. Reorganização política e econômica. 23.3.2. Autoritarismo e repressão. 23.4. Democratização (1945-1964). 23.4.1. Nacionalismo ou desenvolvimentismo. 23.4.2. Política de massas e crises institucionais. 23.5. O golpe de 1964 e o Governo Militar. 23.5.1. Reorganização política, repressão e censura. 23.5.2. Política e participação nos anos 1960: resistência e renovação cultural. 31 23.5.3. Faces e fases do regime militar. 23.5.4. Do “milagre” econômico à alta inflacionária; do liberalismo à estatização. 23.6. Abertura política e redemocratização. 23.6.1. As incertezas da “Nova República”. 23.6.2. Estabilidade e tensão na ordem democrática. 23.7. O Brasil e o mundo nas primeiras décadas do século XXI. GEOGRAFIA 1. A regionalização do espaço mundial: os sistemas socioeconômicos; os espaços supranacionais, os países e as regiões geográficas. 1.1. As diferenças geográficas da produção do espaço mundial e a divisão internacional do trabalho (suas organizações geopolíticas, geoeconômicas e culturais). 1.2. Os mecanismos de dependência e dominação em nível internacional, nacional e regional. 1.3. A distribuição territorial das atividades econômicas e a importância dos processos de industrialização, de urbanização/metropolização e de transformação da produção agropecuária. 1.4. Os organismos financeiros, o comércio internacional e regional e a concentração espacial da riqueza. 1.5. A análise geográfica da população mundial (dinâmica, estrutura, fluxos migratórios e conflitos). 2. A regionalização do espaço brasileiro: o Estado e o planejamento territorial. 2.1. As diferenças geográficas do processo de produção do espaço brasileiro (o processo de transformação, a valorização econômico-social e a divisão territorial do trabalho; as regiões brasileiras). 2.2. O Brasil na economia mundial e os mecanismos de dependência e dominação em nível internacional, nacional, regional e local. 2.3. A questão urbana e o espaço rural no Brasil (a importância dos processos de industrialização, de urbanização/metropolização, de transformação da produção agropecuária e da estrutura agrária). 2.4. A relação entre produção e consumo no território brasileiro (o comércio interno e externo e a concentração espacial da riqueza; o desenvolvimento da circulação). 2.5. A análise geográfica da população brasileira (dinâmica, estrutura, movimentos migratórios, condições de vida e de trabalho nas regiões metropolitanas, urbanas e agropastoris e os movimentos sociais urbanos e rurais). 3. As grandes paisagens naturais da Terra: gênese, evolução, transformação; características físicas e biológicas. 3.1. A estrutura interna da Terra (características e dinâmica; eras geológicas). 3.2. As grandes unidades geomorfológicas do globo e do Brasil (estruturas e formas do relevo). 3.3. A estrutura dos solos e os processos naturais e antropogênicos de degradação/conservação. 3.4. A dinâmica da água na superfície da Terra. 32 3.5. A dinâmica climática e as paisagens vegetais no mundo e no Brasil. 3.6. Os ambientes terrestres e o aproveitamento econômico (configuração e diferenças naturais). 4. A questão ambiental: conservação, preservação e degradação. 4.1. A degradação da natureza e suas relações com os principais processos de produção do espaço. 4.2. A questão ambiental e as políticas governamentais (as políticas territoriais ambientais; as conferências e os acordos internacionais). 4.3. As fontes de energia, a estrutura energética e os impactos ambientais no mundo e no Brasil. 4.4. A questão da água e a destruição dos recursos hídricos. 4.5. Os problemas ambientais atmosféricos, as mudanças climáticas e as consequências nas/das atividades humanas. 5. A cartografia, subsidiando a observação, análise, correlação e interpretação dos fenômenos geográficos. 5.1. A linguagem cartográfica e a representação gráfica (coordenadas, escala e projeções; os fusos horários; as novas tecnologias). 5.2. A cartografia como recurso para a compreensão espacial dos fenômenos geográficos da superfície terrestre, em diferentes escalas de representação (local, regional e mundial). 5.3. A cartografia como instrumento de compreensão do elo existente entre natureza e sociedade. 5.4. O tratamento da informação e a representação dos fenômenos físicos, sociais, econômicos, geopolíticos, etc., permitindo a visualização espacial dos fenômenos e suas possíveis correlação e interpretação. LÍNGUA PORTUGUESA 1. Língua falada e língua escrita 1.1. Distinção entre variedades do português (fatores situacionais, sociais, históricos e geográficos). 1.2. Norma ortográfica. 2. Morfossintaxe 2.1. Classes de palavras (substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, conjunção, preposição e interjeição). 2.2. Processos de formação de palavras. 2.2. Flexão nominal. 2.3. Flexão verbal (expressão de tempo, modo, aspecto e voz; correlação de tempos e modos). 2.4. Concordância nominal e verbal. 2.5. Regência nominal e verbal. 3. Processos sintático-semânticos 3.1. Conectivos: função sintática e valores lógico-semânticos. 33 3.2. Coordenação e subordinação. 3.3. Reorganização de orações e períodos. 3.4. Figuras de linguagem. 4. Compreensão, interpretação e produção de texto 4.1. Níveis de significação do texto: significação explícita e significação implícita, denotação e conotação (sentido literal e sentido figurado). 4.2. Estratégias de articulação do texto: mecanismos de coesão (coesão lexical, referencial e articulação de enunciados de qualquer extensão) e coerência. 4.3. Organização do texto: dissertação, narração e descrição. 4.4. Citação de discursos: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre. 4.5. Relação entre textos. 4.6. Relação do texto com seu contexto histórico e social. 4.7. Intertextualidade. 5. Literatura brasileira 5.1. “Literatura” de informação / “Literatura” dos jesuítas. 5.2. Barroco. 5.3. Arcadismo. 5.4. Romantismo. 5.5. Realismo / Naturalismo. 5.6. Parnasianismo. 5.7. Simbolismo. 5.8. Pré-Modernismo. 5.9. Modernismo. 5.10. Pós-Modernismo. 6. Literatura portuguesa 6.1. Trovadorismo. 6.2. Humanismo. 6.3. Classicismo. 6.4. Barroco. 6.5. Arcadismo. 6.6. Romantismo. 6.7. Realismo / Naturalismo. 6.8. Parnasianismo. 6.9. Simbolismo. 6.9. Modernismo. 6.10. Pós-Modernismo. 34 LÍNGUA INGLESA 1. Compreensão geral do sentido e do propósito do texto, bem como características do seu gênero textual. 2. Compreensão de ideias específicas expressas em frases e parágrafos e a relação entre frases e parágrafos distintos no texto. 3. Localização de informações específicas em um ou mais trechos do texto. 4. Identificação de marcadores textuais, tais como conjunções, advérbios, preposições etc. e sua função precípua no texto em análise. 5. Compreensão do significado de itens lexicais fundamentais para a correta interpretação do texto seja por meio de substituição (sinonímia), equivalência entre inglês e português, ou explicitação da carga semântica da palavra ou expressão. 6. Localização da referência textual específica de elementos, tais como pronomes, advérbios, entre outros, sempre em função de sua relevância para a compreensão das ideias expressas no texto. 7. Compreensão da função de elementos linguísticos específicos, tais como “modal verbs”, por exemplo, na produção de sentido no contexto em que são utilizados. Observação importante: não serão propostas questões que exijam o domínio de terminologia gramatical. REDAÇÃO Na prova de redação, espera-se que o candidato produza uma dissertação em prosa na normapadrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado. A prova de redação será corrigida conforme os critérios a seguir: A) Tema: considera-se se o texto do candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero) total. B) Estrutura (gênero / tipo de texto e coerência): consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao gênero / tipo de texto proposto e à coerência das ideias. A fuga completa ao gênero / tipo de texto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero) total. Avalia-se aqui como o candidato sustenta sua tese em termos argumentativos e como esta argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). No gênero / tipo de texto, avalia-se também o tipo de interlocução construída: por se tratar de uma dissertação, deve-se prezar pela objetividade, sendo assim, o uso de primeira pessoa do singular e de segunda pessoa (singular e plural) poderá ser penalizado. Será considerada aspecto negativo a referência direta à situação imediata de produção textual (ex.: como afirma o autor do primeiro texto / da coletânea / do texto I; como solicitado nesta prova / proposta de redação). Na coerência, será observada, além da pertinência dos argumentos mobilizados para a defesa do ponto de vista, a 35 capacidade do candidato de encadear as ideias de forma lógica e coerente (progressão textual). Serão consideradas aspectos negativos a presença de contradições entre as ideias, a falta de partes da macroestrutura dissertativa, a falta de autonomia do texto, ou a presença de conclusões não decorrentes do que foi previamente exposto. C) Expressão (coesão e modalidade): consideram-se nesse item os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Na coesão, avalia-se a utilização dos recursos coesivos da língua (anáforas, catáforas, repetições, substituições, conjunções etc.) de modo a tornar a relação entre frases e períodos e entre os parágrafos do texto mais clara e precisa. Serão considerados aspectos negativos as quebras entre frases ou parágrafos e o emprego inadequado de recursos coesivos. Na modalidade, serão examinados os aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, bem como a escolha lexical (precisão vocabular) e o grau de formalidade / informalidade expressa em palavras e expressões. Será atribuída nota zero à redação que: a) fugir ao tema e / ou gênero propostos; b) apresentar nome, rubrica, assinatura, sinal, iniciais ou marcas que permitam a identificação do candidato; c) estiver em branco; d) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e / ou palavras soltas); e) for escrita em outra língua que não a portuguesa; f) apresentar letra ilegível e / ou incompreensível; g) apresentar o texto definitivo fora do espaço reservado para tal; h) apresentar 7 (sete) linhas ou menos (sem contar o título); i) for composta integralmente por cópia de trechos da coletânea ou de quaisquer outras partes da prova; j) apresentar formas propositais de anulação, como impropérios, trechos jocosos ou a recusa explícita em cumprir o tema proposto. Observações importantes  Cada redação é avaliada por dois examinadores independentes e, quando há discrepância na atribuição das notas, o texto é reavaliado por um terceiro examinador independente. Quando a discrepância permanece, a prova é avaliada pelos coordenadores da banca.  O espaço para rascunho no caderno de questões é de preenchimento facultativo. Em hipótese alguma, o rascunho elaborado pelo candidato será considerado na correção da prova de redação pela Banca Examinadora.  Em hipótese alguma o título da redação será considerado na avaliação do texto. Ainda que o título contenha elementos relacionados à abordagem temática, a nota do critério que avalia o tema só será atribuída a partir do que estiver escrito no corpo do texto.  Textos curtos, com apenas 15 linhas ou menos, poderão ser penalizados no critério que avalia a expressão. 36  As propostas de redação da Fundação Vunesp apresentam uma coletânea de textos motivadores que servem como ponto de partida para a reflexão sobre o tema que deverá ser abordado. Textos compostos apenas por cópias desses textos motivadores receberão zero total e textos em que seja identificada a predominância de trechos de cópia em relação a trechos autorais terão a nota final diminuída drasticamente.
Postar um comentário