14 setembro 2017

Presidente Prudente recebe o certificado Selo Amigo do Idoso

O Programa SP Amigo do Idoso estimula os municípios a implantarem ações com foco na valorização da pessoa idosa

Imagem ilustrativa
Nesta quinta-feira (14/9) durante as festividades dos 100 anos do município de Presidente Prudente, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo (SEDS), por meio do Programa SP Amigo do Idoso certifica o município com o Selo Inicial Amigo do Idoso.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro participa dos eventos e entrega o certificado ao prefeito Nelson Bugalho devido as boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas. A entrega ocorrerá às 15h no IBC – Centro de Eventos, localizado à rua Dr. Hugo Lacorte Vitale, 46 - Vila Furquim.

O objetivo do Selo é estimular os municípios, as entidades públicas e a sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso. Para conquistar o Selo Inicial, Intermediário e Pleno, é necessário cumprir metas tais como: implantar Conselho Municipal do Idoso, atualizar o cadastro de idosos no CadÚnico e realizar diagnósticos.

No estado, 639 municípios assinaram o Termo de Adesão ao programa, comprometendo-se a realizar as ações previstas, para os Selos Inicial, Intermediário e Pleno. Destes, 234 municípios paulistas têm o Selo Inicial aprovado.

De acordo com o secretário Floriano, o Governo do Estado, por meio do Programa SP amigo do Idoso, está investindo na ampliação da rede de Proteção Social destinada ao atendimento da população idosa e suas famílias, por meio da implantação de novos equipamentos, serviços sócios assistenciais e o selo do idoso. “Devemos apostar no envelhecimento ativo respeitando e garantindo os direitos dos idosos”, disse o secretário.

O Programa SP Paulo Amigo do Idoso foi criado em 2012 e envolve esforços e recursos de 11 secretarias estaduais e do Fundo Social de Solidariedade, que juntas buscam desenvolver projetos, implementar programas e ações voltadas a população idosa.

Atualmente, a rede socioassistencial do Estado conta com 1.805 serviços direcionados ao atendimento da população idosa, ofertados em unidades públicas e privadas, além dos 1.105 Centros de Referência de Assistência Social e 284 Centros de Referência Especializados de Assistência Social.

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo

Veja também:

SP Amigo do Idoso >>>


Nenhum comentário: