12 abril 2018

Centro de Estudo de Línguas oferece cursos gratuitos para jovens


Aluno da rede estadual de ensino pode aumentar chances de inserção profissional ao se matricular em uma das 200 unidades


São Paulo conta com mais de 200 unidades do Centro de Estudo de Línguas (CEL), da Secretaria da Educação, que oferecem cursos de idiomas gratuitamente para os alunos da rede estadual. A iniciativa atende uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os estudantes.
Em 2018, são cerca de 27 mil vagas entre remanescentes e novas turmas das aulas de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e japonês. Para se inscrever, os candidatos devem comparecer ao CEL mais próximo e apresentar cópia do documento de identidade (RG) e declaração de matrícula em escola da rede estadual com número do Registro de Aluno (RA).
Se o aluno for menor de idade, é necessária a presença dos pais ou responsáveis. Os encontros acontecem no contraturno escolar ou aos sábados. Para o curso de inglês e mandarim, os interessados devem estar cursando o Ensino Médio.
Para os demais, basta estar matriculado em uma das turmas a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). Os cursos são promovidos em módulos semestrais, exceto o de inglês, oferecido anualmente. Os alunos aprovados recebem um certificado de conclusão.

Nenhum comentário: