05 maio 2018

Espaço físico da Câmara e visitas

1) Espaço físico da Câmara dos Deputados 
 
2) Número de pessoas que transitam pela Câmara 
A Câmara recebe em média 18 mil pessoas por dia, incluindo parlamentares, funcionários, visitantes e representantes de grupos organizados. O número de pessoas varia de acordo com o tema das propostas que estão sendo discutidas, podendo chegar a 26 mil pessoas nas terças e quartas-feiras, quando o Plenário vota matérias mais polêmicas.
 
3) Regras para acesso ao Salão Verde 
No Salão Verde, em dias de sessão, só é permitida a entrada de pessoas com traje de passeio completo (Ato da Mesa 63/1980). Jeans e tênis, só quando não houver sessão.
Complexo arquitetônico
Número máximo de visitantes
Edifício Principal e Galerias
          200
Anexo I
          220
Anexo II e III
          500
Anexo IV
          500
Auditório Nereu Ramos
          350
O Complexo Principal, que compreende Edifício Principal e anexos I, II, III e IV, tem 158.840,47 metros quadrados. 
A Câmara também cuida de cerca de 210 mil metros quadrados de área verde, o equivalente a 21 campos de futebol. Desse total, 140 mil metros quadrados são compostos pelos gramados em torno do Palácio do Congresso Nacional (Edifício Principal), pelo Jardim de Palmeiras Imperiais, próximo à Praça dos Três Poderes, e por outras áreas circundando os demais anexos e edifícios. Também contam os espaços verdes nas superquadras 202 e 302 Norte e 111 e 311 Sul, onde estão os blocos dos apartamentos funcionais ocupados pelos deputados federais.
Desde novembro de 2008, no âmbito das comemorações dos 20 anos da Assembleia Nacional Constituinte, a Câmara incorporou mais 70,8 mil metros quadrados de área verde ao adotar o Parque Bosque dos Constituintes, localizado próximo à Praça dos Três Poderes.
A Câmara oferece serviço de visita guiada para turistas e escolas, chegando a atender 2 mil visitantes em dias de maior movimento. A visitação funciona também nos fins de semana e feriados. Em 2014, 151,5 mil turistas foram registrados no Programa de Visitação do Congresso (www.congressonacional.leg.br/visite). Em 2015, foram 142,6 mil visitantes, em 2016, 118,7 mil, e em 2017, 124,6 mil. 
4) Limites de acesso
Em atendimento a normas de segurança, o acesso às dependências do complexo arquitetônico da Câmara dos Deputados é limitado a um número máximo de pessoas.
O quadro abaixo traz a capacidade máxima de visitantes para cada espaço físico da Câmara, de acordo com o Ato da Mesa 106/2013:
Cada plenário do Corredor das Comissões tem um limite próprio de pessoas que pode comportar. Esse número está afixado na entrada de cada auditório.
O ato prevê ainda que esses limites poderão ser revistos pela Presidência, em situações que possam comprometer a segurança das pessoas e das edificações da Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário: