19 junho 2018

Equinor amplia projetos de energia solar


A Total Eren – parceria entre as francesas Total e Eren – fechou a aquisição de 100% das usinas solares fotovoltaicas Dracena I, Dracena II e Dracena IV

A Equinor anunciou nesta terça-feira (19/6) acordo com a Martifer Renewables para adquirir 50% do projeto de geração de energia solar Guanizul 2A (G2A), na Argentina. A também norueguesa Scatec Solar está adquirindo os 50% restantes do projeto, que tem capacidade para abastecer 80 mil residências no país vizinho. O projeto tem investimento estimado em US$ 95 milhões
O parque Guanizul 2A (G2A), com capacidade instalada de 117 MW, tem contrato para venda da energia por 20 anos feitos em leilão realizado pela agência reguladora de energia da Argentina, a Cammesa, e previsão de decisão final de investimento para o final deste ano para começar a produzir no fim de 2019.
Em outubro do ano passado, a Equinor comprou 40% da participação da Scatec Solar na usina de energia solar Apodi, de 162MW, no município de Quixeré, no Ceará, por US$ 25 milhões. O projeto vai fornecer energia para cerca de 160 mil residências. 
As duas empresas também acordaram uma cooperação exclusiva para desenvolver, em conjunto, futuros projetos de energia solar no Brasil. A Equinor também irá adquirir 50% de participação na empresa que irá executar o projeto, permitindo-a participar da elaboração e realização de novos projetos em energia solar no futuro.
“O Brasil é e continua sendo um país estratégico para a companhia. Temos aqui projetos de longo prazo, com duração de pelo menos 40-50 anos. As recentes transações da Statoil no Brasil corroboram seu compromisso de desenvolvimento de negócios de maneira segura e sustentável no mercado de energia”, diz o presidente da empresa por aqui. 
Quem também está investindo em energia solar é a Total. A Total Eren – parceria entre as francesas Total e Eren – fechou a aquisição de 100% das usinas solares fotovoltaicas Dracena I, Dracena II e Dracena IV, todas operadas pela Cobra do Brasil e para serem instaladas na cidade de Dracena, no interior do estado de São Paulo. Cada usina tem capacidade instalada prevista para 30 MW.
A Total Eren possui mais de 900 MW instalados ou em instalação em energia eólica, solar e hidrelétrica no mundo. No Brasil, a empresa possui apenas 40 MW em projetos solares, atualmente em construção, contra 90 MW das usinas que estão sendo compradas.
Da redação com E&P Brasil



Nenhum comentário: